Projetos
2015
Política de Educação Superior no Brasil Pós-LDB/1996: Impactos na Região Centro-Oeste – Chamada FUNDECT/CNPq N 14/2014 PPP – MS
Resumo
Esta proposta apresenta como objeto de pesquisa a análise da Política de Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996: impactos na Região Centro-Oeste. A proposição está vinculada a pesquisadores da Região Centro-Oeste, especificamente os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, pertencentes ao GEPPES. Objetivo geral: Analisar as políticas públicas de educação superior pós-LDB e de que forma elas influenciaram o contexto da educação superior no Centro-Oeste, em especial os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com ênfase nos seguintes aspectos: expansão, privatização, acesso/inclusão e permanência. Objetivos específicos: a) Investigar as políticas de acesso vigentes na educação superior pós-LDB, destacando as políticas de ação afirmativa e a modalidade de educação a distância; b) Analisar as políticas e propostas vigentes na educação superior pós-LDB, estruturadas com o objetivo de assegurar a permanência dos estudantes; c) Identificar e analisar as alterações ocorridas nos processos seletivos para o acesso à educação superior no período pós-LDB; d) Analisar o perfil socioeconômico dos estudantes que ingressam na educação superior e, em especial, dos que participam dos programas de permanência (atenção: esse final merece ainda consideração, porque, se o entendimento for esse mesmo, nós precisamos avaliar se é possível fazer essa análise); e) Verificar as características dos processos de expansão e privatização, com viés mercadológico, no Brasil, na região Centro-Oeste e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Situação – Em andamento.
Equipe – Carina Elisabeth Maciel – Coordenador / Eugênia Portela de Siqueira Marques – Integrante / Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso – Integrante / Maria José de Jesus Alves Cordeiro – Integrante / Carla Busato Zandavalli – Integrante / Giselle Cristina Martins Real – Integrante / Maria das Graças Martins da Silva – Integrante / Ana Luisa Alves Cordeiro – Integrante / Elizeth Gonzaga dos Santos Lima – Integrante / Fernando Cezar Vieira Malange – Integrante / Paulo Alberto dos Santos Vieira – Integrante / Heloisa Salles Gentil.
Apoio Financeiro e Institucional – Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS – Auxílio financeiro.
2013
Educação Especial nas Unidades Educacionais da Rede Apaeana: Políticas de Inclusão, Aprendizagem e Desenvolvimento dos Alunos com Deficiência
Resumo
A pesquisa tem como objetivo investigar o processo de ensino e a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e/ou múltiplas nas Unidades educacionais da rede Apaiana. A educação especial vem sendo compreendida de várias formas, tendo em vista as novas políticas de inclusão, denominadas de inclusivas. A educação de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla é uma das lacunas nesse processo e que não são aprofundadas nas políticas dessa modalidade de educação. A pesquisa será realizada por meio de análise teórica e documental, pesquisa de campo e concatenação dos dados em questão, sendo identificada como pesquisa qualitativa. Cada coordenador pedagógico das Federações das APAES dos estados serão responsáveis pela coordenação e aplicação dos questionários da pesquisa. Espera-se identificar quais políticas de inclusão determinam as práticas pedagógicas vigentes, quais são essas práticas e como o ensino de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas está sendo desenvolvidas nas Unidades em questão. Como resultado da pesquisa será elaborado um livro sobre políticas e práticas pedagógicas para alunos com deficiência intelectual e/ou múltiplas na modalidade educação especial.
Situação – Em andamento.
Estudantes envolvidos – Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Equipe – Carina Elisabeth Maciel – Coordenador / Nesdete Mesquita Corrêa – Integrante / Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira – Integrante / Fabiany de Cássia Tavares Silva / Alexandra Ayach Anache – Integrante / Antonio Carlos do Nascimento Osório.
2012
Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil – OBEDUC
Resumo
O projeto visa à investigação das Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil. Considera as mudanças, ocorridas a partir das quatro últimas décadas e entende que elas exigiram reformas também no Brasil. Localiza a matriz teórica e política deste movimento, na reforma do aparelho do Estado brasileiro (1995), que sugeria um ambiente institucional com controle dos gastos do Estado, fim da regulação estatal e liberdade máxima para o capital. Na educação superior, o vazio deixado pelo Estado foi ocupado pelo mercado, configurando o que vem sendo definido como mercantilização da educação superior. A pesquisa apresenta por justificativa dois princípios: a indiscutível necessidade de ampliação do acesso à educação superior, mas com qualidade. Argumenta, no entanto, que a expansão em curso requer forte reflexão, pois tem sido marcado pela edição de medidas baseadas num imediatismo pragmático, o que resulta em impactos sobre a sua qualidade. O projeto desenvolve-se no âmbito da rede Universitas/Br, com aproximadamente 20 anos de trabalho coletivo, e compreende 7 subprojetos: (1) financiamento, (2) organização acadêmico-institucional e formação de professores, (3) avaliação, (4) trabalho docente, (5) acesso e permanência, (6) produção do conhecimento e (7) educação do campo. Pretende fazer uso de métodos quantitativos e qualitativos, dependendo do que se apresentar em foco. Especial destaque será dado à captação e análise dedados estatísticos, a partir da consulta às bases de dados do INEP e outras fontes. Estão previstos, ainda, estudos de caso em universidades, observações, realização de entrevistas, levantamentos de realidades locais, dentre outros procedimentos. Entende, todavia, que a teoria deverá manter o seu lugar catalisador na investigação, pois somente a conjunção dos eventos no campo da empiria com rigorosa teorização possibilita a análise das forças, poderes e estruturas presentes na realidade em análise.
Situação – Em andamento.
Estudantes envolvidos – Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (13) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (23).
Equipe – Carina Elisabeth Maciel – Integrante / Mariluce Bittar – Integrante / João Ferreira de Oliveira – Integrante / Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso – Integrante / Deise Mancebo – Coordenador / Carla Busato Zandavalli – Integrante / Maria do Carmo de Lacerda Peixoto – Integrante / Maria das Graças Martins da Silva – Integrante / Vera Lúcia Jacob Chaves – Integrante / Edineide Jezine Mesquita Araújo – Integrante / João dos Reis Silva Júnior – Integrante.
Apoio Financeiro e Institucional – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.
2011 – 2014
Política de Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996: impactos na Região Centro-Oeste
Resumo
Projeto de Pesquisa apresentado ao Edital Chamada FUNDECT/CNPq N° 06/2011 ? Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (PRONEM) Esta proposta apresenta como objeto de pesquisa a análise da ?Política de Educação superior no Brasil pós-LDB/1996: impactos na Região Centro-Oeste?. Tal proposição resulta de um conjunto de pesquisadores da Região Centro-Oeste, especificamente os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, pertencentes ao Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES). Esses pesquisadores, vinculados a uma universidade comunitária-confessional-filantrópica, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e quatro universidades públicas: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pertencem também ao Grupo de Trabalho Política de Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (GT11 – ANPEd), que possui vasta produção científica no campo das políticas de educação superior. Além disso, desde 1993 esses pesquisadores se reúnem em torno da Rede Universitas/Br , cuja produção na área da educação superior é uma referência nacional, fato que potencializa suas análises, produções e ações acadêmicas.
Situação – Concluído.
Estudantes envolvidos – Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3).
Equipe – Carina Elisabeth Maciel – Integrante / Eugênia Portela de Siqueira Marques – Integrante / Mariluce Bittar – Coordenador / Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso – Integrante / Carla Busato Zandavalli – Integrante / Neidi Liziane Copetti da Silva – Integrante / Giselle Cristina Martins Real – Integrante.
2010 – 2015
Política e educação na primeira década do século XXI: a intersecção das ações do governo central com as dos governos sul-mato-grossenses
Resumo
O propósito deste estudo é analisar o perfil da política social, em especial, a política educacional no estado de Mato Grosso do Sul nos anos 2000 e sua intersecção com as políticas públicas do governo central.
Situação – Concluído.
Equipe – Carina Elisabeth Maciel – Integrante / Margarita Victoria Rodríguez – Integrante / Carla Busato Zandavalli – Integrante / Maria Dilnéia Espíndola Fernandes – Coordenador / Élcia Esnarriaga Arruda – Integrante / Silvia Helena Andrade Brito – Integrante / Dirce Nei Teixeira de Freitas – Integrante / Elisangêla Alves da Silva Scaff – Integrante / Regina Tereza Cestari de Oliveira – Integrante.
2009 – 2014
Acesso e permanência no processo de expansão da educação superior? Pós-LDB/1996
Situação – Concluído.
Equipe – Carina Elisabeth Maciel – Coordenador.
2009 – 2013
Implantação e implementação da EAD na UFMS
Situação – Concluído.
Equipe – Carina Elisabeth Maciel – Integrante / Carla Busato Zandavalli – Coordenador.
2005 – 2009
Política educacional de Mato Grosso do Sul na trajetória das políticas sociais: análise e diagnóstico (1980-1990)
Situação – Concluído.
Equipe – Carina Elisabeth Maciel – Integrante / Monica Carvalho de Magalhães Kassar – Coordenador.
2005 – 2008
Ensino Noturno: acesso e democratização da educação superior
Situação – Em andamento.
Equipe – Carina Elisabeth Maciel – Integrante / Eugênia Portela de Siqueira Marques – Integrante / Milena Inês Sivieri Pistori – Integrante / Mariluce Bittar – Coordenador / João Ferreira de Oliveira – Integrante.
Apoio Financeiro e Institucional – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2005 – 2007
Política de cotas para negros na educação superior – estratégia de acesso e permanência?
Situação – Concluído.
Estudantes envolvidos – Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3).
Equipe – Carina Elisabeth Maciel – Integrante / Milena Inês Sivieri Pistori – Integrante / Mariluce Bittar – Coordenador / Maria José de Jesus Alves Cordeiro – Integrante.
Apoio Financeiro e Institucional – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 16.