2021 – Projeto de pesquisa “Acesso, permanência e evasão na educação superior: políticas e práticas nas instituições e trajetórias”, aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL.
Coordenadora: Profª Drª Edineide Jezine – UFPB
Na perspectiva de apreender as dinâmicas do processo de acesso, permanência e evasão, o projeto se estrutura em três dimensões, a saber: 1. Políticas de expansão e acesso na interface com os processos de evasão e permanência nos setores públicos e privados – criação de um sistema de consulta de dados, por regiões, georreferenciado acerca de indicadores da expansão, acesso e permanência; 2. Práticas institucionais de inclusão social para a promoção da permanência no campo da diversidade étnica e sociocultural – implementação de Sistema de Alerta, em que busca a previsibilidade de sujeitos em prospecção à evasão; 3. Os sujeitos da evasão e permanência no campo da diversidade cultural e da dinâmica interna dos cursos – trajetórias de sujeitos advindos de escola pública e/ou com as marcas das diferenças. No campo metodológico, adota-se a base dos microdados do Censo da Educação Superior (INEP) e a construção de um sistema de consulta sobre os indicadores da Educação Superior por regiões, a fim de constituir um campo de informações científicas de livre acesso.
2023 – Projeto de pesquisa “INCLUSÃO, ACESSO e PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS E TRAJETÓRIAS”
Coordenadora: Profª Drª Carina Elisabeth Maciel – UFMS
Início: 22/02/2023
Encerramento previsto: 22/02/2026
EDITAL UFMS/PROPP Nº 6/2022 – PROJETOS DE PESQUISA
Resumo
A pesquisa está relacionada ao projeto “Acesso, permanência e evasão na educação superior: políticas e práticas nas instituições e trajetórias”, aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL e se propõe investigar os processos de inclusão, acesso e permanência e na educação superior, bem como as políticas e trajetórias de estudantes, considerando o contexto da expansão pós-LDB nº 9394/96, que promoveu a ampliação, fexibilização e diversifcação do sistema. A expansão associada às políticas de inclusão social, seja no setor público ou privado, revela diferenças na materialidade e perfl socioeconômico educacional dos sujeitos ingressos. Todavia, ao considerar a diversidade institucional, o fenômeno da evasão embora não seja um fato novo, se amplia impedindo processos democráticos de acesso e interferindo no desenvolvimento da permanência e conclusão do curso, situação que se agrava no contexto da pandemia de COVID-19. Nesse cenário questiona-se: Quais as desigualdades educacionais que se apresentam a partir do fenômeno da expansão na educação superior? Na perspectiva de apreender as dinâmicas do processo de inclusão, acesso e permanência, o projeto se estrutura em três dimensões, a saber: 1. Políticas de expansão e acesso na interface com os processos de ingresso e permanência nos setores públicos e privados – criação de um sistema de consulta de dados, por regiões, georreferenciado acerca de indicadores da expansão, acesso e permanência; 2. Práticas institucionais de inclusão social para a promoção da permanência no campo da diversidade étnica e sociocultural – implementação de Sistema de Alerta, em que busca a previsibilidade de sujeitos em prospecção à evasão; 3. Os estudantes no campo da diversidade cultural e da dinâmica interna dos cursos – trajetórias de sujeitos advindos de escola pública e/ou com as marcas das diferenças. No campo metodológico, adota-se a base dos microdados do Censo da Educação Superior (INEP) e a construção de um sistema de consulta sobre os indicadores da Educação Superior por regiões, a fim de constituir um campo de informações científcas de livre acesso.
2024 – Projeto de pesquisa POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO: ACESSO, PERMANÊNCIA E TITULAÇÃO
Coordenadora: Profª Drª Carina Elisabeth Maciel – UFMS
Início: 01/12/2023
Encerramento previsto: 31/12/2028
Aprovado por meio do Edital: PDPG – POLÍTICAS AFIRMARTIVAS
Programa: PDPG-AFIRMATIVAS – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Políticas Afirmativas e Diversidade
Financiamento: CAPES
Resumo:
O projeto tem como objetivo geral investigar o acesso, permanência e titulação de estudantes que ingressam na pós-graduação stricto sensu em educação por meio das políticas afirmativas, nas universidades públicas do Brasil. Para tanto, os objetivos específicos são: Identificar as políticas de ações afirmativas na educação superior, em particular as adotadas pelos programas de pós-graduação stricto sensu em educação, para a inclusão de pessoas autodeclaradas pretas, pardas, quilombolas, indígenas, transexuais e travestis e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades; levantar e analisar dados quantitativos e qualitativos sobre o acesso, permanência e titulação/conclusão de estudantes que ingressaram na pós-graduação em educação por meio de ações afirmativas; e, analisar os aspectos socioeconômicos e culturais que interferem no acesso, permanência e titulação de estudantes que ingressam por meio de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu em educação. Ao mesmo tempo que o projeto se dedicará à discussão sobre acesso, permanência e titulação de estudantes por meio de políticas e programas de ação afirmativa, a constituição de uma rede de pesquisa envolvendo pesquisadoras/es, estudantes e funcionárias/os técnicas/os administrativas/os vinculadas/os a diversas instituições de educação superior (IES) e de diferentes regiões do país contribuirá para o mapeamento das políticas e programas institucionais voltados para esse tema; propiciará a discussão dessa temática no interior de cada IES; fortalecerá o intercâmbio entre as IES participantes do projeto; contribuirá para a formação continuada de pesquisadoras/es e estudantes; ampliará a produção do conhecimento sobre o tema e possibilitará o desenvolvimento de diversas atividades de extensão nas IES participantes do projeto de pesquisa. As principais atividades a serem desenvolvidas envolvem abordagens quantitativas e qualitativas, ações de extensão, estudos socioeconômicos e da legislação vigente, e entrevistas com docentes, discentes e coordenadoras/es de programas de pós-graduação stricto sensu em educação. Como resultados, espera-se que esta pesquisa contribua para o avanço da pesquisa acadêmico-científica sobre políticas de ação afirmativa e diversidade, por meio da publicação de artigos e dossiês; promoção e organização de eventos interinstitucionais abertos ao público sobre a temática; desenvolvimento de ações de extensão institucionais; participação em fóruns virtuais de debate voltados à formulação de políticas relacionadas à ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu; produção de conhecimento a partir da coleta e análise de dados sobre o ingresso, permanência de estudantes que ingressaram por meio das políticas de ações afirmativas em programas de pós-graduação stricto sensu em educação nas universidades públicas brasileiras.
Instituições de Educação Superior Participantes:
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Universidade Federal de Goiás – UFG
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Universidade Federal do Pará – UFPA
Universidade Federal do Amapá – Unifap
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Universidade Federal de João Pessoa – UFPB