Edital de resultado final: projeto de pesquisa políticas afirmativas na pós-graduação stricto sensu em educação: acesso, permanência e titulação
Este é o Edital de Seleção de Bolsistas para o Projeto de Pesquisa Políticas Afirmativas na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, onde você encontrará todas as informações necessárias para se candidatar a uma bolsa de mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
Os requisitos para candidatura a uma bolsa nestas modalidades são os seguintes:
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:
- Atender às condições especificadas no edital.
- Não possuir vínculos empregatícios ou receber outras bolsas, no caso de candidatos a bolsa de mestrado ou doutorado.
- Apresentar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.
- Possuir ORCiD (Open Research and Contributors Identification – orcid.org/).
- Ser brasileiro ou estrangeiro com visto no país que permita sua atuação na data de contratação da bolsa.
- Ter disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades do Projeto.
- Estar ciente e aceitar as condições estabelecidas no Termo de Compromisso, a ser preenchido e assinado após a seleção.
- Estar disponível para iniciar as atividades imediatamente após ser convocado, respeitando o calendário estabelecido no edital.
Esses são os requisitos fundamentais para se candidatar a uma bolsa de mestrado, doutorado ou pós-doutorado no âmbito deste projeto. O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento tem como principal objetivo a formação de recursos humanos de alto nível e a pesquisa acadêmico-científica, visando:
- Fomentar pesquisas na área da educação superior, com foco no acesso, permanência, políticas afirmativas, pós-graduação e diversidade.
- Identificar as políticas de ações afirmativas na educação superior, especialmente as adotadas pelos programas de pós-graduação stricto sensu em educação, para a inclusão de pessoas autodeclaradas pretas, pardas, quilombolas, indígenas, transexuais e travestis, e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
- Levantar e analisar dados quantitativos e qualitativos sobre o acesso, permanência e titulação de estudantes pretos, pardos, quilombolas, indígenas, transexuais e travestis, e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades que ingressaram na pós-graduação em educação por meio de ações afirmativas.
- Analisar os aspectos socioeconômicos e culturais que interferem no acesso, permanência e titulação de estudantes que ingressam por meio de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu em educação.
- Apoiar a realização de atividades acadêmicas e de extensão propostas pelo Projeto ‘Políticas afirmativas na pós-graduação stricto sensu em educação: acesso, permanência e titulação’.
Esses objetivos refletem o compromisso do programa com a promoção da diversidade e a inclusão de grupos historicamente sub-representados na educação superior, bem como com a produção de conhecimento científico nessa área. Para esclarecimentos sobre o processo seletivo, entre em contato com a Coordenadoria do Projeto pelo e-mail projetopoliticasafirmativas@gmail.com, conforme o cronograma estabelecido no edital.
EDITAL DE RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS Nº 3/2024 – OBJETO DO EDITAL
CAPES Nº 17/2023
EDITAL DE RETIFICACAO CPOS-EDU_FAED N 4_2024 – OBJETO DO EDITAL CAPES N 17_2023
Edital CPOS-EDU-UFMS nº 6-2024 resultado final bolsistas mestrado e doutorado