O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior – GEPPES iniciou oficialmente suas atividades em 1999, na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.
De 1999 em diante, o Grupo ampliou-se e vinculou-se organicamente ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da UCDB, mais especificamente à Linha de Pesquisa “Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação de Professores”. Naquele mesmo ano, o Grupo foi cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, mas sem esta denominação.
Com o processo de recomendação do Programa de Mestrado, pela CAPES, em 2002, o Grupo ampliou-se com alunos do mestrado e ex-mestrandos. Outra inserção fundamental foi a de pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso, que já desenvolviam pesquisas nessa temática.
Com a sua aprovação, o Grupo passou a reunir-se de forma mais organizada e sistemática, o que revelou a necessidade de oficializá-lo, no âmbito da própria UCDB e da comunidade científica de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
As articulações com outras instituições contribuíram para o fortalecimento das pesquisas e os novos projetos contaram com parcerias de grupos de pesquisadores e de bolsistas de universidades do país, como FURB, PUCSP, UCDB, UCP, UEPA, UERJ, UFAL, UFF, UFG, UFMG, UFMT, UFPA, UFRGS, UFRJ, ULBRA, UNIFESP, UNIMEP, USP, todos, uns mais do que outros, com experiência em projetos de pesquisa e congregados no Grupo de Trabalho Política de Educação Superior da ANPED.
Em 2004 o GEPPES foi oficialmente cadastrado no CNPq com esta denominação, o que lhe garantiu espaço importante na pesquisa em educação superior no Brasil.
No início de 2005, foi alterado o nome e a sigla do grupo, que até o momento denominava-se GEPES – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior, para GEPPES – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior, uma vez que, o principal objeto das pesquisas e estudos desenvolvidos pelo grupo eram as políticas e os documentos que orientavam e normatizavam a Educação Superior. O número de integrantes do GEPPES aumentou consideravelmente, o que repercutiu no desenvolvimento das atividades de pesquisa incluindo financiamento de agências de fomento Estaduais e Federais.
No ano de 2014, com falecimento da Profª Mariluce Bittar, o Grupo deixa a UCDB e passa a se reunir na UFMS sob a coordenação da Profª Carina Maciel. Em 2015, o nome e a sigla do grupo passam a ser Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar – GEPPES/MB.
Ao longo de toda a sua trajetória o Grupo contribuiu para a disseminação das produções científicas de Mato Grosso do Sul e do Centro-Oeste, bem como inseriu alunos da Graduação, Iniciação Científica, Pós-Graduação (Stricto e Lato Sensu), Mestres e Doutores, favorecendo a publicação de artigos, elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações, Teses e apresentações de trabalhos em diferentes eventos científicos.
A institucionalização e consolidação do GEPPES/MB no meio acadêmico e científico desenvolveu-se a partir de seu fortalecimento com outras Instituições de Ensino reconhecidas nacional e internacionalmente. Inspirados por sua idealizadora, o Grupo permanece ativo e contribui para a formação acadêmica, inserindo graduandos, pós-graduandos e profissionais nesta rede de produção de conhecimento.
As pesquisas realizadas pelo Grupo têm como objeto central as Políticas de Acesso e permanência nas Universidades, todavia, este objeto se articula a temas transversais tais como: especificidades locais (CG; MS; Centro Oeste); diversidade e as diferenças dos estudantes que ingressam, permanecem e concluem ou evadem a educação superior; direitos humanos, assistência social, questões étnico-raciais.
Coordenação
Profa. Dra. Carina Elisabeth Maciel
PPGEDU/FAED/UFMS
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3765-3139
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4726577463139954
Apoio Institucional
UFMS – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
UCDB – Universidade Católica Dom Bosco.
REDE UNIVERSITAS/BR
Para saber um pouco mais sobre as pesquisas realizadas pelo GEPPES/MB clique aqui.