Projetos de pesquisa

  • 1998 – “A universidade e o estudante-trabalhador” (1996-1998) e “A universidade e a formação para a cidadania” (1996-1998), os quais aglutinaram, desde o começo, alunos do Programa de Iniciação Científica da UCDB.
  • 1999 – “O processo de construção das Universidades Comunitárias”.
  • 1999 a 2001 – “UCDB: o processo de construção de uma universidade comunitária”.
  • 2002 – “Processo de Expansão e Interiorização da Educação Superior na Região Centro-Oeste – as marcas da mercantilização do ensino” (Financiado pela FUNDECT).
  • 2002 – “Projeto de Apoio a Afro-Descendentes para o Acesso e Manutenção no Ensino Superior”. (integração do movimento social “Negra Eva”)
  • 2001 a 2007 – “Política de Educação Superior em Mato Grosso do Sul e a formação de professores – origens e perspectivas” (2001-2006) e “UNIVERSITAS/Br – A produção científica sobre educação superior no Brasil: 1968 – 2002” (2001 – 2007) (recebeu financiamento do CNPq)
  • De 2003 – 2005 – “Processo de expansão e interiorização da educação superior na região centro-oeste – as marcas da mercantilização do ensino”.
  • 2005 – “Política de cotas para negros na educação superior – estratégia de acesso e permanência?” e “Avaliação institucional e os desafios para a construção de uma educação superior democrática – o caso do estado de Mato Grosso do Sul”, (financiados FUNDECT e pelo CNPq)
  • 2005 – “Política de Cotas para Negros na Educação Superior – estratégia de acesso e permanência?”, que teve dois anos de duração. (Contou com a articulação de pesquisadores da região centro-oeste que pesquisavam a temática da educação superior).
  • De 2006 a 2009 – “Ensino Noturno: acesso e democratização da educação superior” (Integração com pesquisadores da UCDB, UFG, e UFMT)
  • 2008 a 2009 – “Acesso e permanência – desafios para a democratização da educação superior no Brasil”. (Estabelecimento de Núcleo de Investigaciones sobre Conocimiento y Política em Educación – NICPE, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais – FLACSO, Buenos Aires/Argentina, envolvendo Argentina, Brasil, México, Uruguai, Paraguai e Chile. No Brasil, tal Intercâmbio reuniu pesquisadores da PUCRS, Rede UNIVERSITAS/Br UCDB).
  • 2009 a 2010 – “Desempenho Acadêmico, a Repetência e Evasão dos Negros e Indígenas Cotistas da UEMS no período letivo de, frente as Ações Pedagógicas e de Permanência Desenvolvidas no Contexto Acadêmico” O “Acesso e permanência no processo de expansão da educação superior no Brasil – pós-LDB/1996” foi o projeto realizado pelo grupo entre os anos de 2009 a 2012 e contou com o Financiamento do CNPq. Tinha como objetivo de pesquisa a análise das políticas de acesso e permanência no processo de expansão da educação superior no Brasil, no período compreendido entre a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ocorrida em 1996, e o prazo para a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para 2011. Tal proposição resultou de um conjunto de experientes pesquisadores, de quatro regiões do país: Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), Norte (Pará), Nordeste (Paraíba e Bahia) e Sudeste (Minas Gerais), vinculados a várias universidades, pertencentes ao Grupo de Trabalho Política de Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (GT11 – ANPEd).
  • 2009 – 2012 – “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil Pós-LDB/1996” Tal pesquisa se desdobrou em seis sub-projetos: a) Financiamento na expansão da educação superior, coordenado por Nelson Cardoso Amaral (UFG) e Vera Lúcia Jacob Chaves(UFPA), com financiamento do CNPq; b) Organização institucional e acadêmica na expansão da educação superior, coordenado por Marília Costa Morosini (PUCRS), Stela Segenreich (PUCRJ) e Maria Estela Dal pai Franco (UFRGS), com financiamento do CNPq; c) Avaliação na expansão da educação superior, coordenado por Maria das Graças Medeiros Tavares (UFAL) e Stela Maria Meneghel (FURB), com financiamento do CNPq; d) Trabalho docente na expansão da educação superior, coordenado por Deise Mancebo (UERJ) e João dos Reis Silva Júnior (UFSCAR), com financiamento da UERJ; e) Acesso e permanência na expansão da educação superior, coordenado por Mariluce Bittar (UCDB) e Maria do Carmo de Lacerda Peixoto (UFMG), com financiamento também do CNPq.
  • 2010 a 2013 – “Políticas de Acesso e Permanência na Educação Superior no Processo de Democratização da Sociedade Brasileira (1995-2010)”
  • 2013 – “Políticas de Expansão da Educação Superior, no período 2003-2010, e suas implicações para o acesso e a permanência de estudantes. Tal pesquisa resultou da experiência acumulada nesse campo de pesquisa de um grupo de pesquisadores de quatro regiões do país: Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), Nordeste (Paraíba) e Sudeste (Minas Gerais), vinculados a várias universidades, pertencentes ao Grupo de Trabalho Política de Educação Superior, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (GT11 – ANPEd). O projeto de pesquisa pretendeu dar continuidade à pesquisa intitulada “Acesso e Permanência no Processo de Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996”, que obteve o apoio do CNPq, no Edital Universal 14/2009.
  • 2013 – “Políticas de Expansão da Educação Superior e Seus Efeitos no Acesso e na Permanência de Estudantes nesse nível de Ensino (2003-2010)”.
  • 2013 – “Política de Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996: impactos na Região Centro-Oeste” que contou com financiamento do CNPq.
  • 2015 – “A permanência na graduação presencial na Educação Superior – políticas, programas e impactos na UFMT, UFMS, UNEMAT, UFGD, UFPB, UEMS”.
  • 2015 – “A permanência na graduação presencial na Educação Superior – políticas, programas e impactos na UFMT, UFMS, UNEMAT, UFGD, UFPB, UEMS”.
  • 2017-2018 – Participação no Projeto de Extensão “UFMS vai à escola: Interlocução com o ensino médio”, cujo objeto de intervenção se dá por meio da apresentação das políticas educação superior e sua interface com o ensino médio público como um dos fatores que pode contribuir com o acesso e a permanência deste público-alvo na educação superior.
  • 2015 a 2018 – Desenvolveu-se, com a participação de membros do GEPPES-MB, o projeto de pesquisa “Institucionalização da educação superior a distância nas universidades federais da região centro-oeste: Processos, organização e práticas”, cujo tema a institucionalização da modalidade de educação a distância (EaD) nas universidades federais (IFES) da região Centro-Oeste.
  • 2017 – “Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção”
  • 2018 – “A Internacionalização da Educação Superior em Países da América Latina, Portugal e Espanha” (participação de integrantes do GEPPES).
  • 2019 – “Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão”, que é um desdobramento de pesquisa anterior realizada entre 2015-2018 com o tema “Institucionalização da Educação Superior a Distância nas Universidades Federais da Região Centro-Oeste: Processos, Organização e Práticas.

 

2021 – Projeto de pesquisa “Acesso, permanência e evasão na educação superior: políticas e práticas nas instituições e trajetórias”, aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL.

Coordenadora: Profª Drª Edineide Jezine – UFPB

Na perspectiva de apreender as dinâmicas do processo de acesso, permanência e evasão, o projeto se estrutura em três dimensões, a saber: 1. Políticas de expansão e acesso na interface com os processos de evasão e permanência nos setores públicos e privados – criação de um sistema de consulta de dados, por regiões, georreferenciado acerca de indicadores da expansão, acesso e permanência; 2. Práticas institucionais de inclusão social para a promoção da permanência no campo da diversidade étnica e sociocultural – implementação de Sistema de Alerta, em que busca a previsibilidade de sujeitos em prospecção à evasão; 3. Os sujeitos da evasão e permanência no campo da diversidade cultural e da dinâmica interna dos cursos – trajetórias de sujeitos advindos de escola pública e/ou com as marcas das diferenças. No campo metodológico, adota-se a base dos microdados do Censo da Educação Superior (INEP) e a construção de um sistema de consulta sobre os indicadores da Educação Superior por regiões, a fim de constituir um campo de informações científicas de livre acesso.

 

2023 –  Projeto de pesquisa “INCLUSÃO, ACESSO e PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS E TRAJETÓRIAS”

Coordenadora: Profª Drª Carina Elisabeth Maciel – UFMS

Início: 22/02/2023

Encerramento previsto: 22/02/2026

EDITAL UFMS/PROPP Nº 6/2022 – PROJETOS DE PESQUISA

Resumo

A pesquisa está relacionada ao projeto “Acesso, permanência e evasão na educação superior: políticas e práticas nas instituições e trajetórias”, aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL e se propõe investigar os processos de inclusão, acesso e permanência e na educação superior, bem como as políticas e trajetórias de estudantes, considerando o contexto da expansão pós-LDB nº 9394/96, que promoveu a ampliação, fexibilização e diversifcação do sistema. A expansão associada às políticas de inclusão social, seja no setor público ou privado, revela diferenças na materialidade e perfl socioeconômico educacional dos sujeitos ingressos. Todavia, ao considerar a diversidade institucional, o fenômeno da evasão embora não seja um fato novo, se amplia impedindo processos democráticos de acesso e interferindo no desenvolvimento da permanência e conclusão do curso, situação que se agrava no contexto da pandemia de COVID-19. Nesse cenário questiona-se: Quais as desigualdades educacionais que se apresentam a partir do fenômeno da expansão na educação superior? Na perspectiva de apreender as dinâmicas do processo de inclusão, acesso e permanência, o projeto se estrutura em três dimensões, a saber: 1. Políticas de expansão e acesso na interface com os processos de ingresso e permanência nos setores públicos e privados – criação de um sistema de consulta de dados, por regiões, georreferenciado acerca de indicadores da expansão, acesso e permanência; 2. Práticas institucionais de inclusão social para a promoção da permanência no campo da diversidade étnica e sociocultural – implementação de Sistema de Alerta, em que busca a previsibilidade de sujeitos em prospecção à evasão; 3. Os estudantes no campo da diversidade cultural e da dinâmica interna dos cursos – trajetórias de sujeitos advindos de escola pública e/ou com as marcas das diferenças. No campo metodológico, adota-se a base dos microdados do Censo da Educação Superior (INEP) e a construção de um sistema de consulta sobre os indicadores da Educação Superior por regiões, a fim de constituir um campo de informações científcas de livre acesso.

2024 – Projeto de pesquisa POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO: ACESSO, PERMANÊNCIA E TITULAÇÃO

Coordenadora: Profª Drª Carina Elisabeth Maciel – UFMS

Início: 01/12/2023

Encerramento previsto: 31/12/2028

Aprovado por meio do Edital: PDPG – POLÍTICAS AFIRMARTIVAS

Programa: PDPG-AFIRMATIVAS – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Políticas Afirmativas e Diversidade

Financiamento: CAPES

Resumo:

O projeto tem como objetivo geral investigar o acesso, permanência e titulação de estudantes que ingressam na pós-graduação stricto sensu em educação por meio das políticas afirmativas, nas universidades públicas do Brasil. Para tanto, os objetivos específicos são: Identificar as políticas de ações afirmativas na educação superior, em particular as adotadas pelos programas de pós-graduação stricto sensu em educação, para a inclusão de pessoas autodeclaradas pretas, pardas, quilombolas, indígenas, transexuais e travestis e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades; levantar e analisar dados quantitativos e qualitativos sobre o acesso, permanência e titulação/conclusão de estudantes que ingressaram na pós-graduação em educação por meio de ações afirmativas; e, analisar os aspectos socioeconômicos e culturais que interferem no acesso, permanência e titulação de estudantes que ingressam por meio de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu em educação.  Ao mesmo tempo que o projeto se dedicará à discussão sobre acesso, permanência e titulação de estudantes por meio de políticas e programas de ação afirmativa, a constituição de uma rede de pesquisa envolvendo pesquisadoras/es, estudantes e funcionárias/os técnicas/os administrativas/os vinculadas/os a diversas instituições de educação superior (IES) e de diferentes regiões do país contribuirá para o mapeamento das políticas e programas institucionais voltados para esse tema; propiciará a discussão dessa temática no interior de cada IES; fortalecerá o intercâmbio entre as IES participantes do projeto; contribuirá para a formação continuada de pesquisadoras/es e estudantes; ampliará a produção do conhecimento sobre o tema e possibilitará o desenvolvimento de diversas atividades de extensão nas IES participantes do projeto de pesquisa.  As principais atividades a serem desenvolvidas envolvem abordagens quantitativas e qualitativas, ações de extensão, estudos socioeconômicos e da legislação vigente, e entrevistas com docentes, discentes e coordenadoras/es de programas de pós-graduação stricto sensu em educação. Como resultados, espera-se que esta pesquisa contribua para o avanço da pesquisa acadêmico-científica sobre políticas de ação afirmativa e diversidade, por meio da publicação de artigos e dossiês; promoção e organização de eventos interinstitucionais abertos ao público sobre a temática; desenvolvimento de ações de extensão institucionais;  participação em fóruns virtuais de debate voltados à formulação de políticas relacionadas à ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu; produção de conhecimento a partir da coleta e análise de dados sobre o ingresso, permanência de estudantes que ingressaram por meio das políticas de ações afirmativas em programas de pós-graduação stricto sensu em educação nas universidades públicas brasileiras.

Instituições de Educação Superior Participantes:

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

Universidade Federal de Goiás – UFG

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Universidade Federal do Pará – UFPA

Universidade Federal do Amapá – Unifap

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Universidade Federal de João Pessoa – UFPB